Senador republicano diz que ação militar teve como objetivo cumprir mandado de prisão contra o ditador venezuelano

Os Estados Unidos prenderam o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, para que ele seja julgado por acusações criminais em território norte-americano, segundo afirmou o senador republicano Mike Lee, do estado de Utah. A informação teria sido confirmada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante conversa com o parlamentar neste sábado (3).


De acordo com Mike Lee, Maduro foi detido por agentes americanos e a operação militar registrada na noite anterior teve como finalidade proteger as equipes responsáveis pelo cumprimento do mandado de prisão. A declaração foi feita por meio de publicação na rede social X (antigo Twitter).


“O secretário de Estado me informou que Nicolás Maduro foi preso por funcionários dos Estados Unidos para ser julgado por acusações criminais nos Estados Unidos. A ação cinética vista esta noite foi implantada para proteger e defender aqueles que executavam um mandado de prisão”, escreveu o senador.


Ainda segundo Lee, Marco Rubio afirmou que não são esperadas novas ações militares na Venezuela, agora que Maduro estaria sob custódia americana. O senador acrescentou que a operação pode se enquadrar na autoridade constitucional do presidente dos EUA, prevista no Artigo 2º da Constituição, que permite ações para proteger cidadãos e agentes americanos diante de ameaças reais ou iminentes.


Horas antes, o próprio Mike Lee havia demonstrado preocupação com a legalidade da ação militar, questionando se haveria justificativa constitucional para a operação sem uma declaração formal de guerra ou autorização do Congresso para uso da força.


Até o momento, o governo da Venezuela não confirmou oficialmente a prisão de Nicolás Maduro, nem informou seu paradeiro. O episódio, no entanto, já provoca forte repercussão internacional e pode representar um marco histórico na crise política venezuelana e nas relações diplomáticas com os Estados Unidos.


O site Capital da Notícia traz para você as principais informações do que acontece no Brasil e no mundo, por meio da reportagem jornalística de Isaque Fernandes.